quinta-feira, 17 de maio de 2012

Feno-grego e o seu potencial efeito ergogénico

Um estudo efectuado pela universidade de Hardin-Baylor no Texas, demonstrou que o feno-grego (Trigonella foenum-graecum), apesar de não alterar os perfis hormonais dos participantes, aumentou a força no trem superior e inferior.


Também teve um modesto efeito na redução da massa gorda. Tem sido reportado que esta planta tem a capacidade de inibir os enzimas aromatase e 5-α-reductase, aumentando assim os níveis de testosterona livre.

Apesar de este trabalho não validar estas alegações, aparentemente a ingestão de um suplemento com 500mg desta planta mostrou efeitos ergogénicos marginais em termos de força e redução do tecido adiposo.


Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.



Referências bibliográficas:
Poole C et al. The effects of a commercially available botanical supplement on strength, body composition, power output, and hormonal profiles in resistance-trained males. Journal of the International Society of Sports Nutrition 7:34, 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário