quarta-feira, 16 de maio de 2012

Melancia, a amiga do coração

Com o Verão à porta, alimentos ricos em água são sempre apetecíveis. E se lhe dissesse que a melancia até pode ajudar no controlo da pressão arterial?


O elevado conteúdo de citrulina presente na melancia pode ser uma mais-valia na síntese de óxido nítrico (NO) a partir da arginina no endotélio vascular. O NO, apesar de ser uma espécie reactiva de oxigénio, tem um papel importante na vasodilatação dos vasos sanguíneos.

Dificuldades na vasodilatação levam a uma série de complicações, que podem ir desde a fadiga crónica e complicações circulatórias até à disfunção sexual.

Neste estudo publicado pela Universidade da Florida, a suplementação com melancia em pó durante 6 semanas, diminuiu a pressão arterial na artéria aorta, pensando-se que possa ser um super-alimento para indivíduos pré-hipertensos.


Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.




As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.



Referências bibliográficas:

Figueroa A, et al. Effects of watermelon supplementation on aortic blood pressure and wave reflection in individuals with prehypertension: a pilot study. American Journal of Hypertension, 24: 40-44, 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário