segunda-feira, 9 de julho de 2012

CLA pode ajudar na perda de massa gorda


O CLA é um suplemento extremamente popular no mundo dos suplementos, com a reputação de ajudar na redução da massa gorda.
Ao mesmo tempo que se tornou popular, também se tornou polémico, pois só cerca de metade dos trabalhos científicos publicados mostravam esses pretensos efeitos lipolíticos em humanos. Mas o que nos diz este trabalho científico de 2012 sobre o seu efeito na redução da massa gorda?

É minha convicção pessoal que existem responders e nonresponders. O CLA não é o suplemento mágico que muitos pensam ser, contudo também não é um completo fiasco como alguns autores afirmam.
Este trabalho científico, valida a hipótese de ser um bom adjuvante na redução de massa gorda, e na minha perspectiva mais importante ainda, não reporta efeitos secundários significativos com a suplementação de CLA.1
Pelo menos na população chinesa… :-)
 


Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.





Bibliografia:
1. Chen SC et al: Effect of conjugated linoleic acid supplementation on weight loss and body fat composition in a chinese population. Nutrition  2012, 28(5):559-565



Sem comentários:

Enviar um comentário