sábado, 21 de julho de 2012

Levantamento de pesos pode reduzir capacidade respiratória


Ao conjugar treino aeróbico com treino anaeróbico, o que devemos fazer primeiro? Esta deve ser das questões mais pertinentes, sendo que recorremos às mais diversas disciplinas para fornecer respostas. Este artigo não tem o objectivo de lhe dar respostas, apenas acrescentar mais um elemento, que pode ser interessante para ajudar a resolver esta questão.
Deixando de parte a neurofisiologia e a bioquímica do exercício, o que temos de novo?

Este interessante estudo1 testou a capacidade máxima inspiratória (MIP) e a capacidade máxima expiratória (MEP), em 20 indivíduos do sexo masculino com experiência em treino contra-resistência (levantamento de pesos).
Foram constituídos 3 grupos: um grupo controlo (que nada fez), um grupo com protocolo de elevado volume (5 séries por exercício e <3 min de intervalo entre séries) e um grupo com protocolo de baixo volume (apenas 2 séries por exercício). Os resultados deste trabalho, mostram que o protocolo de elevado volume reduziu o MIP e o MEP entre 13.6 e 14.7%, sugerindo que o trabalho efectuado durante a sessão de elevado volume, gerou fadiga dos músculos envolvidos na respiração. Ainda que o MIP tenha regressado aos valores normais após 40 min, o MEP continuou diminuído até 60 min após a sessão de treino.
Não se verificaram diferenças significativas, no grupo de controlo e no grupo com protocolo de baixo volume. Com estes dados apenas, parece não ser boa ideia fazer uma sessão de treino com protocolo de + de 70%/1RM e elevado volume (geralmente aplicado em hipertrofia)2 antes de uma sessão de treino aeróbico. O treino contra-resistência de elevado volume, pode reduzir a capacidade aeróbica por fadiga dos músculos envolvidos na respiração.

Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.


 Bibliografia:
1. Hackett DA et al. High-volume resistance training session acutely diminishes respiratory muscle strength. Journal of Sports Science and Medicine 2012; 11:26-30.
2. Bompa TO, Haff GG. Periodization: Theory and methodology of training. 5th ed. Champaign: Human Kinetics; 2009.
  


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