quinta-feira, 19 de julho de 2012

Soro de leite (whey) benéfico para idosos




Sabemos que o whey tem inúmeros benefícios, que vão desde o efeito antioxidante ao efeito anticatabólico. Muito trabalhos científicos estudaram as diversas ambivalências deste suplemento em jovens, atletas etc.
Então e em relação aos séniores, será o whey uma boa aposta na preservação da massa muscular?







Os idosos tendem a perder massa muscular mais rapidamente do que os jovens. Em alguns casos, a caquexia e a sarcopenia podem ser mesmo fatais, sobretudo se falamos de idosos em decúbito hospitalar. A perda de massa muscular também tem sido associada a maior risco de doenças metabólicas (diabetes), lesão e morte prematura.
Nesta perspectiva a proteína dietética tem importância bem documentada, sendo uma preocupação na alimentação dos idosos, até mesmo na alimentação parentérica.
Este recente estudo efectuado pela Universidade de Maastricht1, veio mostrar que a ingestão de 30g de proteína do soro do leite (whey), levou a uma maior absorção de aminoácidos em idosos, do que 10g ou 20g, respectivamente. Podemos deduzir com este estudo, que nos idosos a absorção de 30g de whey, é possível e aparentemente benéfica, prevenindo a sarcopenia inerente à senescência.
De salientar que estes efeitos ainda se tornam mais evidentes, com exercício físico, nomeadamente levantamento de pesos.     
Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.


Bibliografia:
1. Pennings B et al. Amino acid absorption and subsequent muscle protein accretion following graded intakes of whey protein in elderly men. American Journal of Phisiology-Endocrinology and Metabolism. 2012 Feb;302(8):992-999.

Sem comentários:

Enviar um comentário