sexta-feira, 13 de julho de 2012

Stress oxidativo, induzido por exercício físico intenso pode reduzir o tamanho dos órgãos sexuais?



Este estudo,1 realizado em 2004 pelo Human Performance Lab, testou os efeitos de 3 horas de natação por dia (5 dias por semana ao longo de 4 semanas), em ratos wistar (machos). Foram constituídos 3 grupos: um grupo experimental, um grupo de controlo e um grupo que suplementou com succinato α-tocoferol.



A conclusão final (e após o escrutínio de vários marcadores clínicos) é que o exercício físico intenso (no caso natação), reduz a dimensão dos órgãos sexuais levando também, possivelmente, a disfunção sexual.
Segundo este estudo também pareceu evidente que o succinato α-tocoferol, protege do efeito oxidativo induzido por este protocolo de exercício.
Acho importante explicar, que a amostra estudada foi de apenas 30 ratos (n=30), o que segundo alguns autores não representa uma amostra significativa do ponto de vista estatístico. Não esquecendo de que estamos a falar de ratos…!
Quando vejo alguns gurus, citarem este tipo de artigos, pergunto sempre…
Será que os leram realmente? Ou apenas leram o título e as conclusões?
Pelo sim pelo não, fico contente por não ser grande nadador e ainda mais por não ser rato!
PS: É claro que os ratos wistar federados em natação, já demonstraram preocupação com este trabalho!  :-)
 
Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.

Bibliografia:
1. Manna I, Jana K, Samanta PK. Intensive swimming exercise-induced oxidative stress and reproductive dysfunction in male wistar rats: protective role of alpha-tocopherol succinate. Can J Appl Physiol. 2004 Apr;29(2):172-85.



Sem comentários:

Enviar um comentário