domingo, 30 de setembro de 2012

Whey ou soja para aumentar a síntese proteica?


Whey ou soja?

Aumentar a pool de aminoácidos estimula a síntese de proteína muscular, porém com a senescência o nosso metabolismo fica menos sensível a esta situação [2]. Este trabalho científico [1] propôs-se a comparar a ingestão de proteína de soja vs soro de leite (whey), obtendo um resultado que para mim não é surpresa…






Este trabalho efectuado pela universidade de McMaster propôs-se estudar os efeitos da ingestão de isolado de proteína de soja vs isolado de soro de leite (whey), em repouso e após exercício de resistência numa amostra de homens idosos (n=30, 71 ± 5 anos). O marcador avaliado foi a síntese de proteína fibrilar, sendo como esperado o isolado de soro de leite superior ao de soja nesta vertente. Os investigadores deduzem que o menor efeito da proteína de soja na síntese proteica, está relacionado com o seu menor teor em leucina. Este aminoácido de cadeia ramificada (BCAA), é conhecido pela sua capacidade em influenciar a cascata do gene mTOR e consequentemente a síntese proteica [3].



Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda

The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.

Bibliografia:
[1] Yang Y et al. Myofribrillar protein synthesis following ingestion of soy protein isolate at rest and after resistance exercise in elderly man. Nutrition & Metabolism 2012; 9:57
[2] Rosenberg IH. Sarcopenia: origins and clinical relevance. Clin Geriatr Med 2011; 27:337-339.
[3] Katsanos CS et al. A high proportion of leucine is required for optimal stimulation of the rate of muscle protein synthesis by essential amino acids in the elderly. Am J Physiol Endocrinol Metab 2006;291:E381-387.

Sem comentários:

Enviar um comentário