quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Suplementação com omega-3 pode combater o envelhecimento


A redução dos telómeros tem sido associada a alterações metabólicas, senescência e mortalidade precoce. A redução dos telómeros é regulada pelo enzima telomerase, sendo esta redução associada à exposição de citocinas pró-inflamatórias e stress oxidativo. É já amplamente conhecido e reconhecido que a suplementação com ómega-3 reduz a inflamação. Todavia, será que esta redução de inflamação se traduz em maior integridade dos telómeros?


Este estudo publicado pela Universidade de Ohio [1], veio precisamente tentar explorar esta possibilidade num estudo de intervenção duplo-cego de 4 meses. Ficou claro para os autores, que a suplementação com ómega-3 levou à redução dos F2-isoprostanos (isómeros das prostaglandinas F2), indicadores de stress oxidativo. Os autores também concluíram que a redução do rácio ómega-6:ómega-3, ajudou a manter a integridade dos telómeros. Se a redução destes leva à senescência, provavelmente será boa ideia aumentar os seus níveis de ómega-3, para reduzir assim o rácio. Se estudos futuros vierem a confirmar esta hipótese, provavelmente iremos ter o Anti-Aging como mais um dos efeitos benéficos deste precioso ácido gordo essencial.

Cumprimentos,
Filipe Teixeira
Direcção Técnica-Body Temple, Lda
The Tudor Bompa Institute, Portugal.
Nutrition & Performance Department of TBI.


As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento.


Bibliografia:

1. Kiecolt-Glaser JK et al. Omega-3 fatty acids, oxidative stress, and leukocyte telomere length: A randomized controlled trial. Brain Behav Immun. 2012; Published online ahead of print, doi: 10.1016/j.bbi.2012.09.004.

Sem comentários:

Enviar um comentário