sábado, 25 de abril de 2015

Leite com chocolate igual ou superior a batidos de proteína?






Circula nos mainstream media uma noticia que afirma que o leite com chocolate poderá ser tão bom (ou ainda melhor) do que os batidos proteicos no pós-treino. Mas o que nos diz a literatura científica sobre este tema? Que estudos foram efectivamente feitos nesta matéria?









Esta notícia baseia-se numa entrevista efectuada a Clint Wattenberg o coordenador de Nutrição Desportiva da Universidade de Cornell. Primeiro gostava de dizer que procurei o artigo científico e ainda não o consegui encontrar, por isso se alguém me souber informar em que revista foi publicado ficaria muito agradecido. Voltando a esta entrevista dada a vários jornais de reputação internacional... 

O grupo de investigadores utilizou software criado pelos próprios para desenhar a bebida ideal pós-treino. Assim modificaram o leite produzido na sua própria leitaria (sim, a universidade tem a sua própria leitaria)... Aqui a questão que levanto é se leite modificado é o mesmo que leite com chocolate comum encontrado na prateleira, mas adiante... Nesta alteração feita ao leite por este grupo de investigadores, o mesmo passou de 8 para 16 g de proteína e de 160 para 230 kcal. Repare-se na composição típica do leite magro com chocolate nos EUA (não muito diferente do nosso).



    


Ironia... o principal macronutriente aumentado neste leite "especial" foi precisamente a proteína. Ainda bem que devemos esquecer os suplementos proteicos no pós-treino, claramente a proteína não é importante por isso os investigadores dobraram a sua quantidade neste leite! 

Pondo de parte este leite "especial", o que nos dizem os estudos feitos com leite achocolatado comum?

Tomei a liberdade de compilar a informação dos estudos que encontrei em baixo:





É estranho pois não encontrei qualquer estudo que comparasse o leite com chocolate a uma bebida proteica, por exemplo o whey. No que diz respeito ao estudo mais recente (2015 o último da tabela) efectuado sob a orientação dos conceituados Professores Mark Tarnopolsky e Stuart Phillips, o leite não foi melhor do que a bebida placebo (bebida essencialmente com hidratos de carbono). Não foi melhor nos níveis de força e de hipertrofia pós-treino, pelo que não foi confirmado o efeito encontrado em estudos anteriores mesmo quando comparando com bebidas de reposição de hidratos de carbono.

Parece-me justo dizer que leite com chocolate será melhor do que uma bebida hidratos de carbono na recuperação pós-treino (melhor na síntese proteica), porque tem precisamente proteína! Por isso, "Esqueça os batidos de proteína, o leito achocolatado poderá ser a melhor coisa para beber depois de treinar" não, não me parece de todo. Pelo menos até existirem estudos que comparem um batido proteico (por exemplo whey) ao leite achocolatado.




Cumprimentos,
Filipe Teixeira
Director Of Nutrition-Tudor Bompa Institute International
The Tudor Bompa Institute, Portugal
Direcção Técnica-Body Temple, Lda





As opiniões aqui contidas apenas reflectem a opinião do autor e não necessáriamente da empresa Body Temple Lda/Tudor Bompa Institute. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de enveredar por qualquer suplemento, plano alimentar ou tratamento

1 comentário:

  1. Excelente! És um "animal" em termos científicos. Bem melhor do que muitos que não têm formação em nutrição ou ciência de base mas que se promovem muito bem. A tua apresentação no seminário de mitos foi de longe a mais científica, espero que continues o teu trabalho por cá. Um grande abraço!

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